Apresentação

O Teatro do Noroeste – CDV é a companhia profissional de teatro residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

O seu projeto cultural é consagrado à divulgação do reportório da dramaturgia portuguesa e universal de todas as épocas, através da criação artística teatral contemporânea, fomentando a colaboração entre criadores locais, nacionais, iberoamericanos e europeus.

Estrutura fundacional da criação artística profissional do Alto Minho e Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, dinamiza uma oferta cultural regular comprometida com a inclusão, a acessibilidade e o desenvolvimento de públicos para a fruição dos bens culturais.

Apresenta em média 4 novas criações por temporada que abrangem todas as faixas etárias e mais de 100 representações anuais, que incluem reposições, acolhimento e circulação de espetáculos em território nacional e internacional.

O Projeto Comunidade e o Serviço Educativo proporcionam iniciativas complementares de participação e mediação artística a grupos de iniciativa comunitária e/ou escolares, de uma forma regular e temporalmente sustentada, visando a afirmação de uma dinâmica de teatro-pólo regional orientado para a criação artística, a programação cultural, a mediação e o desenvolvimento de públicos para as artes.

Conta com o apoio financeiro do Ministério da Cultura da República Portuguesa através do Programa de Apoio Sustentado 2018/2021 da Direção-Geral das Artes; com o apoio institucional e financeiro da Câmara Municipal de Viana do Castelo; o patrocínio da empresa Crédito Agrícola – Caixa do Noroeste; da rede TEIA – Teatro Em Iniciativa Associativa; e com o apoio em parceria de um conjunto de empresas da região de Viana do Castelo.

De onde vimos…

Desde a sua fundação, em 1991, que o Teatro do Noroeste – CDV sempre desenvolve uma ação de serviço público de qualificação da oferta cultural da região e desenvolvimento de públicos, promovendo o acesso dos cidadãos à fruição dos bens culturais, consentaneamente com a Constituição da República Portuguesa.

E o que já fizemos…

O Teatro do Noroeste – CDV consagra atualmente uma linha de criação artística dedicada à divulgação do repertório de todas as épocas, alicerçada numa estratégia integrada de desenvolvimento de públicos, consentaneamente com as suas matrizes de atuação fundamentais como estrutura de criação artística profissional de maior longevidade sediada no Alto Minho.