136º Aniversário da Inauguração do Teatro Municipal Sá de Miranda

A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou no passado dia 29 de abril o livro “Teatro Municipal Sá de Miranda (1885-2020)”, da autoria de Paula Anjos, para assinalar os 136 anos de existência da “casa da cultura vianense”.

Na apresentação da publicação, o autarca, José Maria Costa, referiu que “uma cidade sem teatro não é bem uma cidade” e que, por isso mesmo, o edifício “tem um significado muito especial para nós”.

O Presidente da Câmara Municipal agradeceu à companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, o Teatro do Noroeste – CDV  por “ter sido, de certa forma, a alma do Teatro”. “O facto de termos uma companhia residente significa que temos uma reflexão permanente sobre o teatro e a formação constante de públicos. Importa recordar que foi a primeira companhia a nível nacional a fazer a transmissão de peças de teatro on-line”, recordou o edil.

A cerimónia contou com um momento teatral inspirado numa monografia de Amadeu Costa sobre o Teatro, protagonizado por Alexandre Calçada, Alexandre Martins e Tiago Fernandes, atores do elenco residente do Teatro do Noroeste – CDV e também com um momento musical pelo artista popular Augusto Canário.

João Lomba da Costa, filho de Amadeu Costa, apresentou a obra, reconhecendo ser “uma honra enorme” apresentar um livro sobre uma casa onde passou a infância e juventude, na companhia do pai e dos irmãos. “Foi aqui que aprendi a gostar de música, ballet e teatro, porque o meu pai gostava que nós viéssemos a todos os espetáculos onde podíamos entrar”, referiu, considerando o Teatro Municipal como “a casa da cultura vianense”.

A autora, Paula Anjos, contou que foi em 2010 que visitou o Teatro pela primeira vez, para ver a peça “Era uma vez um dragão”, da autoria do amigo António Manuel Couto Viana. Agora, a professora quis “olhar para o Teatro Municipal Sá de Miranda de uma forma diferente, como uma peça de património”, contando a história de 145 anos, desde o início da construção do ex-libris vianense.