Exposição “Amadeu Costa, Homem do Teatro e Etnógrafo”

O Salão Nobre do Teatro Municipal Sá de Miranda, agora batizado com o nome de Amadeu Costa, acolhe uma exposição comemorativa dos 100 anos do nascimento do etnógrafo vianense, intitulada “Amadeu Costa, Homem do Teatro e Etnógrafo”.

Amadeu Alberto Lima da Costa nasceu em Viana do Castelo a 23 de outubro de 1920.
Iniciou a sua carreira profissional no jornal local “Aurora do Lima”, onde deu os seus primeiros passos no mundo jornalístico.

Nos anos 1960/70, foi correspondente dos jornais lisboetas “O Diário de Lisboa” e” A Capital”.
Ao longo da sua vida exerceu várias funções: etnógrafo, investigador e dinamizador cultural. Tornou-se uma figura incontornável da cultura tradicional de Viana do Castelo pelo estudo e divulgação que dela realizou ao longo de toda a sua vida.

Sempre assumiu o seu amor pela divulgação dos usos e costumes locais, mormente o traje à vianesa, além da organização das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, que ajudou a promover durante cerca de trinta anos, enquanto membro da Comissão de Festas.

À data da sua morte, com 78 anos (30 de março de 1999), mantinha grande atividade criativa e de pesquisa e tinha muitos projetos em mente.

A exposição é uma organização da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.