Noites de Caxias em Setúbal e Grândola
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresentou nos passados dias 8 de junho em Setúbal e 14 de junho Grândola, a produção Noites de Caxias, estreada a 25 de abril na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo e inserida no programa das comemorações dos 50 anos da revolução da cidade.
A partir do romance As Longas Noites de Caxias, de Ana Cristina Silva, o encenador e dramaturgo Ricardo Simões construiu um monólogo onde mostra a última noite de prisão de Madalena Oliveira, ou Leninha, a mulher que chegou mais alto na hierarquia da PIDE. Através das suas memórias, ficamos a conhecer episódios da sua vida profissional e pessoal, mas sobretudo ficamos a conhecer a sua maior derrota: a história de Laura, uma jovem estudante e uma das vítimas que mais sofreu nas mãos da agente, que conseguiu ser libertada sem confessar ou denunciar outros opositores do Estado Novo.
Durante aproximadamente 1h20, a atriz Marta Bonito é Madalena Oliveira na cela do Estabelecimento Prisional de Caxias, desdobrando-se noutras personagens que habitam o imaginário desta figura sádica, poderosa, temida e paradoxalmente humana, ainda hoje desconhecida da maioria dos portugueses.
Em Setúbal, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, foi recebido pelo Teatro Estúdio Fontenova, no espaço A Gráfica – Centro De Criação Artística. Em Grândola a peça foi apresentada no Cine Granadeiro, integrando o programa comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril da Câmara Municipal de Grândola.
