Nota de Pesar por António Reis

Faleceu o ator e programador cultural António Reis.

Figura incontornável da atividade teatral da cidade do Porto, António Reis foi uma pessoa de teatro que influenciou gerações de profissionais do espetáculo através da atividade da Seiva Trupe e do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, companhia e festival de que foi um dos fundadores e diretores.

Acerca da profissão teatral dizia convictamente que “artistas há muitos, o que é preciso é gente de teatro”, mote definidor do seu compromisso com esta arte, que nunca foi incompatível com a sua paixão pelo Boavista Futebol Clube, de que foi também um fervoroso adepto e associado.

Carismático, de espírito franco e temperamental, António Reis ficou no coração de muitas das pessoas que com ele tiveram o privilégio de trabalhar ao longo de mais de 50 anos de carreira, ao longo da qual foi agraciado com diversos prémios e distinções, inclusivamente, pela Presidência da República Portuguesa.

O seu legado perdura também em edifícios como o Teatro do Campo Alegre, edifício que resultou de décadas de atividade da Seiva Trupe, companhia de que António Reis foi sempre um pilar.

À família e amigos se dedicam respeitosos sentimentos nesta hora.

Câmara Municipal de Viana do Castelo
Teatro Municipal Sá de Miranda
Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana