Nota de Pesar – Guisete Parente

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de Guisete Parente.

Integrante do ATIVAsénior – Oficina de Teatro com Seniores desde o início, em 2012, foi umas das pioneiras do projeto e, desde a primeira hora, também a pessoa “mais jovem” do grupo, então com 82 anos de idade.

Durante 11 anos, todas as semanas, Guisete Parente conviveu, experimentou e dedicou-se a tantos palcos quantos o teatro pode ter: neles, foi criança em Anjo Branco; Ana Máxima n ́O Noivado no Dafundo; Darcília n ́A Casa do Rio. Deu vida a personagens criadas a partir de textos de Federico Garcia Lorca, Almeida Garrett, Almada Negreiros, Bernardo Santareno, José Saramago, Carlo Goldoni, Matei Visniec, Camilo Castelo Branco, Sófocles e participou em dezenas de exercícios performativos, animações, vídeos e momentos de confraternização artística, tendo sido dirigida por todos os membros do elenco residente do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, ao longo de mais de uma década.

Para além de se ter tornado uma referência do trabalho com a comunidade da Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, Guisete Parente foi também assídua espetadora de teatro e uma sua embaixadora.

A 18 de dezembro de 2022, subiu ao palco da Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda para a última representação de A Casa do Rio 2. No final, quando os colegas brincaram desafiando o encenador para começar a pensar em escrever A Casa do Rio 3, Guisete disse, como sempre: “Vamos embora!”.

Exemplar em alegria e compromisso, assim como inspiradora na fragilidade, que ludibriava com um sorriso charmoso que era o seu autêntico cartão de visita, Guisete Parente tocou indelevelmente o espírito de quantas pessoas tiveram o prazer de com ela partilhar o palco e a plateia, permanecendo para sempre a sua carinhosa memória.

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana endereça aos familiares e amigos de Guisete Parente as mais sentidas e respeitosas condolências.