Prémio Palco de Terra para o Teatro do Noroeste-CDV e para Orlando Alves

A companhia de teatro de Viana do Castelo foi premiada, na categoria “Instituição”, pelo trabalho desenvolvido na dinamização e promoção do teatro amador na região através da rede cultural TEIA, com destaque para a realização do Festival Transfronteiriço de Teatro Amador PLATTA e a Bolsa de Criação Teatro Amador TEIA. Na categoria “Personalidade”, a distinção foi para o ator e encenador Orlando Alves por uma vida dedicada ao associativismo, com destaque para o Grupo Nun’Álvares de Fafe, em especial para o trabalho desenvolvido no Teatro Vitrine.

O Prémio Palco de Terra é uma iniciativa da companhia Teatro de Balugas (Barcelos), cuja primeira edição se realizou em 2017. É um galardão concedido anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições no âmbito do teatro realizado no meio rural e da criação artística sobre o Minho. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Fundação INATEL e Junta de Freguesia de Balugães (Barcelos).

Os galardoados do Prémio Palco de Terra 2020 foram anunciados hoje (1 de dezembro) e como a entrega presencial foi cancelada devido ao estado de emergência em vigor, a cerimónia foi transmitida online no dia 8 de dezembro, às 13h00, nas redes sociais do Teatro de Balugas.

O ator, encenador e dramaturgo Fernando Pinheiro foi o vencedor da primeira edição, em 2017, e entre os galardoados estão ainda os nomes do Cénico Lírio do Neiva (2018), Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto (2019) e Dantas Lima (2019).