Tiago Rodrigues é o novo Diretor do Festival de Avignon

No dia da sua abertura, o mais reconhecido festival de teatro do mundo anunciou que Tiago Rodrigues, atual diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, será o novo diretor do Festival de Avignon.

Foi em pleno dia de estreia que a Ministra da Cultura de França, Roselyne Bachelot, anunciou a escolha daquele que será o primeiro estrangeiro a dirigir o mítico certame fundado pelo ator e encenador Jean Vilar, em 1947.

Em 2019, Tiago Rodrigues já havia estreado o espetáculo Sopro no âmbito do festival e, este ano, também por convite e depois de a edição de 2020 ter sido cancelada pela pandemia, o ator, autor e encenador português dirigiu o espetáculo O Cerejal de Anton Tchékhov, para a abertura daquele que é consensualmente tido como o mais importante festival de teatro do mundo.

Com um percurso que conta mais de duas décadas e uma marca teatral eminentemente política e sempre humanista, Tiago Rodrigues foi co-fundador e diretor artístico da entidade de criação Mundo Perfeito, antes de ser nomeado diretor do Teatro Nacional D. Maria II, em 2014. Foram-lhe atribuídos, entre outros, o Prémio Europa de Teatro e o Prémio Pessoa.

A aclamação da sua obra artística e programática conhece assim uma dimensão que constitui, insofismavelmente, um dos momentos mais importantes da história do teatro português contribuindo também, de uma forma alargada, para o reconhecimento internacional dos criadores e criadoras de teatro em Portugal.