Tendo por base os 9 (nove) anos de experiência continuada na inclusão de seniores através da prática lúdica de teatro, o ATIVAsénior – Teatro com Seniores no Alto Minho alargará a todo o território esta oferta social e cultural. No total, 5 (cinco) criadores da área teatral trabalharão durante 24 meses com 10 grupos concelhios de até 10 pessoas com idade igual ou superior a 65 anos de idade, residentes nos vales do Minho-Lima.

Em espaço a disponibilizar pelas autarquias dos 10 concelhos do Minho-Lima, será desenvolvido um projeto de teatro com seniores em cada concelho, com regularidade semanal, que enfocará as memórias do património imaterial de cada comunidade.

Cada criador ficará responsável por 2 grupos: 1 do Vale do Lima e 1 do Vale do Minho e trabalhará com os seus dois grupos ao longo de 12 meses, criando grupo, pesquisando o património imaterial do concelho e desenvolvendo a criação de um exercício performativo que será apresentado aos públicos de cada concelho, em espaço a disponibilizar por cada autarquia.

Durante este período, serão promovidas apresentações suplementares em contextos de partilha intergeracional, como instituições de ensino, lares e casas de repouso e também eventos municipais que possam enquadrar e dar visibilidade ao trabalho criativo desenvolvido por cada um dos 10 grupos do projeto.

Os criadores, enquanto responsáveis por um grupo de cada vale, garantirão ainda a articulação e co-direção das apresentações coletivas. Nos 12 meses seguintes, o projeto passará a ensaiar um exercício performativo transmedia em conjunto, que incluirá a participação dos 10 grupos numa mesma performance.

Acompanhe a nossa viagem nesta página e nas redes sociais: @ATIVAsenior.AltoMinho (Facebook) e @ATIVAsenior.AltoMinho (Instagram)