Festival Teatro de Viana do Castelo 2019

Uma edição que trouxe a Viana e ao Sá de Miranda 17 representações de 14 diferentes espetáculos em 9 dias consecutivos.

Preparámos este festival em torno das ideias de ecletismo estético, diversidade artística e consistência profissional, numa edição que trouxe a Viana e ao Sá de Miranda 17 representações de 14 diferentes espetáculos em 9 dias consecutivos.

O Festival de Teatro de Viana do Castelo procura aliar a qualidade da sua oferta cultural a iniciativas de mediação, acessibilidade, educação e inclusão, estratégias de dessacralização da arte fundamentais para uma fruição cultural e uma cidadania plenas. Mantemos a este propósito, um entusiasmo e uma investigação contínuas. Por isso, em 2019, além do Digestivo, do Gestu e do Ver Com As Mãos para todos os espetáculos, o Serviço Educativo lançou o Caderno de Programação em Braille e iniciou as Sessões Descontraídas, especialmente dedicadas a famílias e pessoas com caraterísticas sensoriais, comportamentais e de comunicação específicas, nas quais os espetáculos tiveram lugar num ambiente adaptado e mais tolerante a sons e movimentos vindos do público.

Porque queremos que este festival seja uma festa na qual cabem mesmo todos, tivemos espetáculos de novo circo, opereta, dança-teatro, comédia, fábula, drama, teatro inclusivo, monólogo, para crianças, jovens, famílias e adultos, em horários pensados para cada público específico. Tudo numa reunião de excelentes criadores e maravilhosos intérpretes de Portugal e de Espanha, que merecem apresentar-se perante plateias repletas de pessoas que, por sua vez, também merecem ver estes espetáculos em Viana do Castelo.