Os Cachos do Meu Cabelo

10 dezembro 2022

Sinopse

“Uma menina Amara tem cachos no cabelo que condizem com o seu tom de pele. Nenhum menino na sua escola tem cachos no cabelo tão belos como os dela. Amara sabe que é diferente” Pretendemos abordar a questão da culturalidade étnica, musical, a identidade do indivíduo).”
O espaço escolar é um lugar fundamental para a formação de ser humano, é também ali onde se constrói o futuro das sociedades. Espaço de aprendizagem, mas também lugar de conflito, de barreiras e fronteiras.
Nem sempre estes comportamentos refletem o pensamento de quem os pratica, são por vezes instrumentos de afirmação que se sobrepõe a um bem maior.
Esta história parte do lado mais perverso do universo escolar, discriminatório, hostil, sem filtros como é peculiar nestas gerações.
Só que a menina Amara tem muito mais para contar do que estar ao serviço de egos. Ela transporta consigo histórias, objetos que fazem parte das suas origens e de que ela tanto se orgulha. Os seus conhecimentos, sua forma afável de estar, a sua paz, a sua luz são contagiantes. Percebe-se que aquele espaço vai ser pequeno para o tamanho dos seus sonhos e dos seus conhecimentos.
A indiferença foi a melhor arma para construir afetos, criar o seu espaço e conquistar o mundo, que cresce a cada momento.
Amara é realmente feliz.
Queremos trazer para este espetáculo o imaginário de tradições, objetos, músicas, culturas, conceitos e vivencias ímpares, pouco comuns à sociedade ocidental. Será esta dicotomia alheia ao conhecimento das nossas crianças que despertará a curiosidade e o interesse em saber mais do planeta que pertence a todos.

Preço bilhetes

4 a 10€

Local

Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda

Data

10 de dezembro de 2022

Sessões

Sábado
17h00

Acessibilidade

DIGESTIVO – Conversas pós-espetáculo entre públicos, criadores e intérpretes

Duração

A definir

Classificação Etária

M/6

Produção

Teatro Regional da Serra do Montemuro

Ficha Técnica

Autor 
Therese Collins

Tradução 
Graeme Pulleyn

Encenação 
Paulo Duarte

Interpretação 
A definir

Música 
A definir

Cenografia
Andrew Purvin

Figurinos
Andrew Purvin

Desenho de Luz 
Paulo Duarte

Produção
Marta de Baptista

Comunicação
Joana Miranda