Alto Minho 4D – Viagem no Tempo

3, 5 e 7 maio 2021

Sinopse

Nos próximos dias 3, 5 e 7 de maio, pelas 21:00 horas, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, serão apresentados 8 documentários produzidos pela Associação AO NORTE, no âmbito do projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.

3 de maio

DO MEGALITISMO E ARTE RUPESTRE

Sinopse
O documentário aborda a megalitismo e a arte rupestre no Alto Minho. Foca questões como a ocupação do território e os mais remotos sinais da presença humana na região, o quotidiano das comunidades recoletoras e agropastoris, a arte megalítica no interior dos túmulos dolménicos, a arte rupestre ao ar livre e a estatuária monumental.

Ficha Técnica
Realização: Carlos Eduardo Viana; Produção: AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual; Produção Executiva: Rui Ramos; Direção Financeira: António Passos; Direção de Fotografia, Montagem e Pós-Produção Vídeo: Miguel Arieira: Produção, Direção de som e Pós-Produção Áudio: Daniel Deira; Voz: António Durães/Input Studio; Consultores Científicos e Textos: Carlos Alberto Brochado de Almeida (Megalitismo) e António Martinho Baptista (Arte Pré-Histórica); Arqueologia Experimental: Pedro Cura.

DOS MOSTEIROS

Sinopse
A Ordem Beneditina, a Ordem de Cister e a Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho tiveram uma grande implantação e importância histórica no Alto Minho.
Do antigo esplendor monástico restam-nos alguns espaços, na sua maioria arruinados. As suas igrejas poupadas à extinção, constituem ainda magníficos exemplares pela sua beleza artística e monumental.

Ficha Técnica
Realização: Carlos Eduardo Viana; Produção: Ao Norte – Associação De Produção E Animação Audiovisual; Produção Executiva: Rui Ramos; Direção Financeira: António Passos; Direção De Fotografia, Montagem E Pós-Produção Vídeo: Miguel Arieira: Produção, Direção De Som E Pós-Produção Áudio: Daniel Deira; Voz: André Domingues/Input Studio; Consultor Científico E Texto: Paulo Oliveira.

5 de maio

DOS CASTROS

Sinopse
A densidade dos castros do norte de Portugal, na Galiza e em parte das Astúrias ultrapassa o milhar de povoados recenseados. No atual território do Entre-Douro-e-Minho, a maior concentração está na orla litoral e nas bacias terminais dos rios Douro, Ave, Cávado, Neiva, Lima e Minho. DOS CASTROS revisita a cultura castreja e alguns dos castros mais importantes do Alto Minho.

Ficha Técnica
Realização: Carlos Eduardo Viana; Produção: Ao Norte – Associação De Produção E Animação Audiovisual; Produção Executiva: Rui Ramos; Direção Financeira: António Passos; Direção De Fotografia, Montagem E Pós-Produção Vídeo: Miguel Arieira: Produção, Direção De Som E Pós-Produção Áudio: Daniel Deira; Voz: António Durães/Input Studio; Consultor Científico E Texto: Carlos Alberto Brochado De Almeida; Arqueologia Experimental: Pedro Cura.

DO ROMÂNICO

Sinopse
Entre a segunda metade do século XI e o final do primeiro quartel do século XIII, vamos encontrar, em Portugal, uma grande variedade de arquiteturas românicas, devido às diferentes inspirações e influências que sofreram e à própria diversidade geográfica do nosso país.
Como os rios sempre assumiram uma especial importância na fixação humana, vai ser a partir das bacias dos rios Minho e Lima que vamos viajar pela arquitetura românica religiosa do Alto Minho.

Ficha Técnica
Realização: Carlos Eduardo Viana; Produção: Ao Norte – Associação De Produção E Animação Audiovisual; Produção Executiva: Rui Ramos; Direção Financeira: António Passos; Direção De Fotografia, Montagem E Pós-Produção Vídeo: Miguel Arieira: Produção, Direção De Som E Pós-Produção Áudio: Daniel Deira; Voz: André Domingues/Input Studio; Consultora Científico E Texto: Carla Sofia Queirós.

DAS FORTIFICAÇÕES

Sinopse
Das cumeadas das montanhas à linha de costa, das margens dos rios ao interior dos alvéolos fluviais, o Alto Minho viu surgir diferentes tipos de fortificações, desde os simples castelos ‘roqueiros’, adaptados às penedias que coroam praticamente todos os montes, até às poderosas cercas urbanas e castelos implantadas na linha de fronteira, ou ainda as casas-torre senhoriais tutelando férteis zonas agrícolas. O documentário é uma viagem pela diversidade tipológica das fortificações que encontramos no Alto Minho.

Ficha Técnica
Realização: Carlos Eduardo Viana; Produção: Ao Norte – Associação De Produção E Animação Audiovisual; Produção Executiva: Rui Ramos; Direção Financeira: António Passos; Direção De Fotografia, Montagem E Pós-Produção Vídeo: Miguel Arieira: Produção, Direção De Som E Pós-Produção Áudio: Daniel Deira; Voz: André Domingues/Input Studio; Consultor Científico E Texto: Luís Fontes.

7 de maio

DA ROMANIZAÇÃO

Sinopse
DA ROMANIZAÇÃO aborda a incursão romana no Alto Minho e a influência que exerceu na região. Vestígios que ainda hoje podemos encontrar, como os miliários, as pontes, as primeiras formas de urbanismo, os materiais de construção que introduziram, o comércio, o latim e a religião.

Ficha Técnica
Realização: Carlos Eduardo Viana; Produção: Ao Norte – Associação De Produção E Animação Audiovisual; Produção Executiva: Rui Ramos; Direção Financeira: António Passos; Direção De Fotografia, Montagem E Pós-Produção Vídeo: Miguel Arieira: Produção, Direção De Som E Pós-Produção Áudio: Daniel Deira; Voz: António Durães/Input Studio; Consultor Científico E Texto: Carlos Alberto Brochado De Almeida; Colaboração Especial: Rui Morais E Rui Centeno.

DO BARROCO

Sinopse
DO BARROCO é uma viagem pelo Alto Minho à descoberta da cultura barroca, que marca os séculos XVII e XVIII em Portugal. É um percurso pela riqueza, em número e singularidade, pelo barroco da região, com uma expressão marcante na arte da madeira, na azulejaria, na pintura e na arquitectura.

Ficha Técnica
Realização: Carlos Eduardo Viana; Produção: Ao Norte – Associação De Produção E Animação Audiovisual; Produção Executiva: Rui Ramos; Direção Financeira: António Passos; Direção De Fotografia, Montagem E Pós-Produção Vídeo: Miguel Arieira: Produção, Direção De Som E Pós-Produção Áudio: Daniel Deira; Voz: André Domingues/Input Studio; Consultora Científico E Texto: Carla Sofia Queirós.

DAS ARQUITETURAS TRADICIONAIS

Sinopse
O documentário é uma viagem pelas arquitecturas tradicionais do Alto Minho. Arquitecturas que encontramos no povoamento de alta montanha e ligadas à transumância, nas aldeias de montanha de povoamento concentrado, nas encostas e vales, passando pelos solares e pelas arquitecturas religiosas.

Ficha Técnica
Realização: Carlos Eduardo Viana; Produção: Ao Norte – Associação De Produção E Animação Audiovisual; Produção Executiva: Rui Ramos; Direção Financeira: António Passos; Direção De Fotografia, Montagem E Pós-Produção Vídeo: Miguel Arieira: Produção, Direção De Som E Pós-Produção Áudio: Daniel Deira; Voz: António Durães/Input Studio; Consultor Científico E Texto: Fernando Cerqueira Barros; Colaboração Especial: António Menéres E Ana Motta Veiga.

Acessibilidade

Ouvir

Preço bilhetes

Entrada gratuita mediante reserva.

Local

Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda

Data

3, 5 e 7 de maio 2021

Sessões

Segunda -Feira
21h00

Quarta-Feira
21h00

Sexta-Feira
21h00

Duração

60 minutos (aprox.)

Classificação Etária

A Classificar pela CCE

Criação

AO NORTE