Acessibilidade

Audiodescrição

Um comentário adicional dirigido às pessoas com deficiência visual (cegas e com baixa visão) e que se refere à linguagem corporal, expressões e movimentos.

Trata-se de um recurso usado em televisão, cinema, teatro, dança, ópera, concertos de música, artes visuais e visitas a museus de todos os tipos. Consiste num narrador que fala durante a apresentação, durante as pausas naturais do áudio, sobre o que está a acontecer (e que não é percetível através da audição).

Reconhecimento de Palco

Reconhecimento tátil de palco para cidadãos cegos e amblíopes. Decorre meia hora antes do espetáculo, sujeito a marcação prévia. Acontece pelo menos uma vez por cada carreira de espetáculo do Teatro do Noroeste – CDV e em todos os espetáculos do Festival de Teatro.

Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa

Cada criação do Teatro do Noroeste – CDV conta com, pelo menos, uma sessão com tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa, com o objetivo de garantir a acessibilidade e inclusão da Comunidade Surda aos nossos espetáculos.

Numa iniciativa vocacionada para a problemática da comunicação com a Comunidade Surda, a equipa desta iniciativa é constituída por profissionais de tradução e interpretação de Língua Gestual Portuguesa.

Legendagem

Aquando da apresentação de espetáculos de teatro, estará acessível o recurso de legendas em diferentes idiomas. O recurso à legendagem permite que a arte cénica ultrapasse as barreiras linguísticas e culturais, tornando assim o espetáculo mais acessível a uma audiência global, promovendo o acesso social e intelectual à participação cultural. Esta ferramenta proporciona uma experiência enriquecedora, tornando o enredo e o diálogo mais compreensíveis, e possibilitando que pessoas com deficiência auditiva desfrutem das apresentações.