Quem Somos

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana é a companhia profissional de teatro residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, fundada em 1991, em plena dinâmica de descentralização cultural em Portugal.

Instituição fundacional da criação artística profissional do Alto Minho, é Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e Instituição de Mérito Municipal, dinamiza uma oferta cultural regular comprometida com a excelência artística e profissional, a acessibilidade e o desenvolvimento de públicos para a fruição e exercício de uma verdadeira democracia cultural.

A divulgação do reportório da dramaturgia portuguesa e universal de todas as épocas através da criação contemporânea e o cruzamento entre criadores locais, nacionais, iberoamericanos e europeus são vetores do trabalho prosseguido de uma forma desafiadora e participativa, entre profissionais e públicos.

Anualmente apresenta, em média, 5 novas criações que abrangem todas as faixas etárias e realiza mais de 100 representações anuais, incluindo reposições, acolhimento e circulação de espetáculos em território nacional e internacional.

O Projeto Comunidade e o Serviço Educativo proporcionam iniciativas complementares de participação e mediação artística a grupos de iniciativa comunitária e/ou escolares, de uma forma regular e temporalmente sustentada, visando a afirmação de uma dinâmica de teatro-pólo regional orientado para a criação artística, a programação cultural, a mediação e o desenvolvimento de públicos para as artes.

Conta com o apoio financeiro do Ministério da Cultura da República Portuguesa através do Programa de Apoio Sustentado 2018/2021 da Direção-Geral das Artes; com o apoio institucional e financeiro da Câmara Municipal de Viana do Castelo enquanto Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda; os patrocínios das empresa Crédito Agrícola – Caixa do Noroeste e DS Smith; da rede TEIA – Teatro Em Iniciativa Associativa; e com o apoio em parceria de um conjunto de empresas da região de Viana do Castelo.

De onde vimos…

Desde a sua fundação, em 1991, que o Teatro do Noroeste – CDV sempre desenvolve uma ação de serviço público de qualificação da oferta cultural da região e desenvolvimento de públicos, promovendo o acesso dos cidadãos à fruição dos bens culturais, consentaneamente com a Constituição da República Portuguesa.

E o que já fizemos…

O Teatro do Noroeste – CDV consagra atualmente uma linha de criação artística dedicada à divulgação do repertório de todas as épocas, alicerçada numa estratégia integrada de desenvolvimento de públicos, consentaneamente com as suas matrizes de atuação fundamentais como estrutura de criação artística profissional de maior longevidade sediada no Alto Minho.