Nota de Pesar por Neuza Teixeira

Faleceu a atriz Neuza Teixeira, nascida em 1979, em Lisboa.

Em teatro estreou-se em “Romeu e Julieta” (1997) e trabalhou com os encenadores Jorge Fraga, Joaquim Benite, José Martins, Ana Tamen, Pedro Barão, entre outros.

Foi professora de “acting” e moda desde 2008, ano em que concluiu a licenciatura na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa e na Real Escuela Superior de Arte Dramatico (Madrid, Espanha), onde fez Erasmus (2008), fortalecendo a sua anterior formação e experiência em teatro, dança, voz, música, cinema, encenação e dramaturgia.

Na televisão, integrou o elenco das telenovelas “Amor Perdido” (2001), “Ganância” (2001), “Anjo Selvagem” (2002), “Sangue do meu Sangue” (2011).

Em cinema, filmou com João Botelho, Martin Valente, Marco Barroso, João Canijo, Tiago Guedes, Jorge Queiroga.

Foi também tradutora, assistente de encenação e atriz na estreia internacional no Festival Luso Brasileiro de São Paulo da comédia de humor negro “A humanidade é feia”, de Iñigo de Haro (2011), encenadora e atriz para o teaser de “Porque Não?”, de Neu Et, no Festival Edwood Internacional (2014) e também nos filmes “Key”, “Kaffé”, “Bluff”, e nas peças de teatro “Porque Não?”, “AM Além do Visível”.

Em 2003, no Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, Neuza Teixeira participou na obra “Os Directores”, de Daniel Besse, com encenação de Joaquim Benite. Dirigiu ainda, no mesmo ano “Uma Vida” no antigo Café Teatro, em Viana do Castelo.

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana endereça à família e amigos de Neuza Teixeira as mais sentidas condolências.