Festival Teatro de Viana do Castelo 2021

A 5ª edição Festival de Teatro de Viana do Castelo reuniu 19 espetáculos, para todos os estilos e para todos os públicos de 10 e 20 de novembro, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

No annus horribilis que foi 2020, para que alguns espetáculos não fossem cancelados, assim como os cachês dos seus profissionais, assumimos o compromisso, no pico da pandemia, de os apresentarmos este ano.

Para isso, foi fundamental que a autarquia, uma vez mais, compreendesse a situação, disponibilizando mais dois dias para esta edição do festival, a mais preenchida mas, também, a mais diversificada de sempre.

Apresentaremos companhias históricas e quatro coproduções próprias com novos criadores nacionais, novo circo e teatro-dança de Espanha, o regresso do Centro Dramático Galego ao palco vianense, espetáculos do Brasil e de Cabo Verde pela primeira vez e, também pela primeira vez, um espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II, com o apoio especial da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A matriz inclusiva e acessível que distingue o festival mantém-se e é reforçada com a primeira sessão de audiodescrição de um espetáculo de teatro no Teatro Municipal Sá de Miranda, fruto da adesão, com mais quatro teatros a nível nacional, do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana à Rede de Teatros com Programação Acessível, a convite da associação Acesso Cultura, com o apoio do BPI e da Fundação La Caixa.

Três décadas de cooperação cultural entre o Município e a Companhia Residente permitiram, em 2020, transformar em forças a paragem ditada pela pandemia e iniciar um novo modelo de Coordenação, programação e direção artística partilhada do Teatro Municipal Sá de Miranda.

Apenas onze meses volvidos, esta nova dinâmica acaba de ser destacada como exemplo de boas práticas em gestão cultural, na recente Conferência Internacional de Teatro de Malta, na qual o Teatro Municipal Sá de Miranda e
o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana formalizaram a sua adesão à European Theatre Convention, a mais antiga e maior rede de teatros públicos da União Europeia.

É, pois, com renovada alegria que o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana organiza o Festival de Teatro de Viana do Castelo, em conjunto com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no inigualável Teatro Municipal Sá de Miranda.