Festival Transfronteiriço de Teatro Amador – PLATTA

24 – 26 de novembro 2023

Sinopse

O Festival Transfronteiriço de Teatro Amador – PLATTA está de volta para a 6ª edição, de 24 a 26 de novembro, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

Este ano o Festival PLATTA abre com A Herança da ATAL – Associação de Teatro Amador de Lanheses, dia 24 de novembro, sexta-feira, às 20h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda.

Dia 25 de novembro, sábado, às 19h00, é a vez da companhia Trinomio Teatro de Castela e Leão apresentar Victoria, também na Sala Experimental.

No domingo, dia 26 de novembro, às 12h00, acontecem as Leituras Encenadas do texto [Sakura] La flor del cerezo de Sebastián Moreno, em Castelhano, Galego e Português.

O Festival termina às 15h00, com a apresentação de Arte do Hipócrita Teatro da Galiza, na Sala Experimental.

Após muito tempo afastadas, quatro irmãs se reencontram durante o enterro da mãe.
Juntas, elas terão de decidir o que fazer com a herança, o que servirá de pretexto para relembrar as próprias vidas, bem como a relação familiar. As divergências são inevitáveis, pois elas seguiram caminhos muito diferentes: Selma, a irmã mais conservadora, está casada com um militar e leva uma vida disciplinada em Darque; Regina, é divorciada, está de bem com a vida e, depois de alguns casamentos, prefere ficar solteira. É esotérica, não costuma se reprimir e tem uma visão “alto astral” da vida; Maria Lúcia abandonou um casamento convencional e o filho para viver um grande amor no Brasil e veio especialmente para o velório e a partilha dos bens; e Laura, a caçula, revela-se uma intelectual sisuda e surpreende as irmãs ao assumir a sua homossexualidade. A divisão dos bens familiares é mero pretexto para que o texto esmiúce a intimidade de cada uma daquelas mulheres: o passado vem à tona, assim como as frustrações, os traumas, as desavenças e, claro, o afeto e a forte ligação amorosa entre as quatro irmãs. O texto intercala humor, ironia a momentos de alguma emoção. Durante o encontro, elas discutem e brigam, mas ao mesmo tempo, relembram os bons tempos passados e descobrem muitas novidades sobre elas mesmas. Vivem intensamente suas afinidades, seus problemas e suas diferenças.
O conflito, que as diferencia e divide que abre espaço à crueldade permite que ao final se retome a unidade familiar. A inegável ação do tempo e sua corrosão sobre as emoções humanas são a fonte de dramaticidade. O humor não é o elemento que norteia os diálogos e a ação – em primeiro lugar está a coerência de cada personagem e suas contradições.

Ficha Técnica

Adaptação do texto: “A partilha” de Miguel Falabella
Encenação e cenografia: João Amorim
Elenco: Irailda Sousa, Dorita Cunha, Beatriz Basso, Delfina Sousa
Técnicos de luz e som: João Sargento
Contra-Regra: Vera Marinho
Assistente de encenação: Vera Marinho

Duração Aproximada: 80 minutos
Classificação Etária: M/16

Ignacio Montalván procura desesperadamente uma solução rápida para a sua empresa. Há já uns meses que têm problemas de liquidez, assim como constrangimentos financeiros para relançar e atualizar os seus produtos.
Uma reunião de negócios costuma ser a solução para a maioria das situações delicadas em qualquer empresa.
Se disfarçarmos com aspeto de cocktail com alguma opulência, poderia este ser o prelúdio de alguns acordos salvadores.
E se este cocktail tiver lugar em casa do diretor executivo, o resultado pode perfeitamente ser aquilo que se deseja.

Ficha Técnica

Encenação: Luis Cuesta
Elenco: Mar del Río, Javier Diego, Luis Cuesta

Duração Aproximada: 70 minutos
Classificação Etária: M/16

Esta é uma peça construída com personagens que se revelam pouco a pouco até adquirir uma complexidade insuspeitada e que, entre riso, muito riso, nos mostrarão umas banalidades sobre nós próprios, sobre a fragilidade das relações humanas e sobre a incapacidade de entender e amar para além dos nossos próprios interesses.
Veremos como, em apenas uma semana e por um motivo aparentemente trivial, três amigos arriscam a perder uma relação de vinte anos, comportando-se como nações em guerra: alianças secretas, pactos desfeitos e, sobretudo, tolerância zero.

Ficha Técnica

Autora: Yasmina Reza.
Encenação: Jose Campanari
Elenco: Teo Garcia, Ivan Redondo, Carlos Rebolo

Duração Aproximada: 60 minutos
Classificação Etária: M/16

Preço bilhetes

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete.

Local

Teatro Municipal Sá de Miranda

Data

24 a 26 de novembro 2023

Sessões

Sexta
20h00

Sábado
19h00

Domingo
12h00 e 15h00

Duração

Consultar programa específico.

Classificação Etária

Consultar Programa Específico

Organização

Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana