Como requisitar o Teatro – Informações e procedimento

Como requisitar o Teatro – Informações e procedimento

Através do email [email protected] e do formulário presente na página Contactos pode fazer o seu pedido de utilização. A receção dos pedidos será confirmada no próprio dia, assim como o respetivo encaminhamento para apreciação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, entidade proprietária e gestora do Teatro Municipal Sá de Miranda.

Como funciona o Teatro Municipal Sá de Miranda?

O Município de Viana do Castelo é a entidade proprietária e gestora do Teatro Municipal Sá de Miranda, equipamento cultural que é também a sede do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, companhia residente.

O Teatro Municipal Sá de Miranda é constituído por vários espaços, passíveis de solicitação para utilização pela comunidade:

. Sala Principal
. Sala Experimental
. Salão Nobre
. Sala de Ensaios
. Café Concerto

Trabalham no teatro equipas municipais de bilheteira, técnica e de acolhimento de públicos; e equipas artísticas, técnicas, de comunicação, mediação e acessibilidade, multimédia, públicos e de cafetaria da companhia residente.

Como é feita a programação do Teatro Municipal Sá de Miranda?

A programação é partilhada e contempla articuladamente as atividades programadas pela autarquia e as iniciativas de criação e programação da companhia residente, incluindo espetáculos e atividades de mediação e acessibilidade de teatro, dança, música e cinema, para os mais diversos públicos.

A programação anual é lançada publicamente no mês de dezembro, divulgando as atividades do ano seguinte em www.tmsm.pt, com as respetivas ligações à bilheteira digital.

Não obstante, existem outras iniciativas que o Município calendariza ao longo do ano no Teatro Municipal Sá de Miranda, que são divulgadas noutros suportes de comunicação e cuja bilhética pode ser específica para cada evento.

Como é calendarizado o Teatro Municipal Sá de Miranda?

Enquanto companhia residente, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana tem que requerer ao Município, até setembro, as datas que pretende utilizar nos espaços do Teatro Municipal Sá de Miranda no ano seguinte, sendo que o Município analisa e responde até outubro do mesmo ano, autorizando o calendário de datas de utilização do Teatro Municipal Sá de Miranda para o ano civil seguinte, pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.

Em 2024, a companhia residente dispõe da utilização da Sala Principal em várias datas repartidas por 5 meses: fevereiro, março, abril, agosto e novembro. Nas demais datas, incluindo a totalidade dos 7 meses de janeiro, junho, julho, setembro, outubro e dezembro, as atividades calendarizadas são decididas exclusivamente pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.